Objetiva-se neste texto
analisar uma pesquisa realizada sobre a Educação Básica no município de
Florianópolis e correlacionar com estudos feitos durante a disciplina de Estrutura
e Funcionamento das Instituições de Educação Básica e as Resoluções do Conselho
Nacional de Educação para Educação Básica. Durante os estudos realizados,
pode-se observar a vasta transformação da educação básica no Brasil, que obteve
vários avanços a partir da Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional – que proporcionou à educação modificações na estrutura funcional do seu
sistema. A modificação mais recente é a ampliação de 8 para 9 anos do ensino
fundamental com a Lei nº 11.274/2006
que determinou: “Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9
(nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de
idade”. Segundo a EC nº
59/2009, as mudanças são significativas tanto para o campo educacional quanto
para o direito da criança brasileira. O município de Florianópolis, a
partir da Resolução n°01/2010, determina normas para o Ensino Fundamental de 09
(nove) anos da Rede Municipal. Assim, fazendo a pesquisa documental sobre o
respectivo município, foram identificadas as etapas e documentos que norteiam a
educação básica em seu âmbito de atuação.
Diante da pesquisa
realizada, o Plano Municipal de Educação de Florianópolis / 2009 relata o
oferecimento das etapas da educação básica do município, o qual oferece no
sistema de ensino a Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de
Jovens e Adultos para o ensino fundamental. Sendo assim, como consta nas
Diretrizes Nacionais de Educação, as incumbências descritas na LDB cabem ao Distrito Federal e aos Municípios oferecer a Educação Infantil em Creches e
Pré-Escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental. Neste caso, o município
de Florianópolis o oferece tal qual.
No oferecimento da Educação Infantil - a
primeira etapa da educação básica - que
tem como objetivo de educar e cuidar de forma indissociável proporcionando o
desenvolvimento integral da criança, ofertando a educação para crianças de 0 a
5 anos, tendo como eixo norteador a brincadeira. Portanto, o município tem como
orientação curricular documentos que norteiam o sistema educacional como: Plano
municipal de Educação, Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação
Infantil, Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal
de Ensino de Florianópolis. Dessa maneira, permite-se o conhecimento e
esclarecimento aos educadores, gestores e comunidade, pois os documentos estão
disponíveis na home Page da Prefeitura municipal de Florianópolis.
Com relação ao Ensino fundamental e
Educação de Jovens e Adultos - a segunda etapa da educação básica – tem-se como
objetivo desenvolver a criança, o adolescente e o adulto com embasamento científico,
visando à formação e ao exercício da cidadania, desta maneira oferecendo de
forma construtiva a educação básica. “No Ensino Fundamental, acolher significa também cuidar e educar, como
forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares, para que o
estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos
bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral,
e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produtor valorizado desses bens.” (Pereira,
p.65).
O ensino fundamental do município tem como
orientação curricular o Plano Municipal de Educação. Possui o Conselho
Municipal de Educação fundado em 11 de novembro de 1991 por meio da Lei
nº3691/91 com alteração em 1992 com a Lei nº3951/92, na qual foram revogadas em
2007 através da Lei nº7503/2007, com o objetivo de estimular e propor a
formulação da Política de Educação Municipal, além de ser deliberativo,
normativo, fiscalizador como feito no Conselho Nacional de Educação. Desta
maneira, o ensino na rede municipal é conduzido por muitas Leis, Resoluções,
Pareceres da Educação Básica. Seja no âmbito da Educação Infantil, Ensino
Fundamental ou Educação de Jovens e Adultos, tais legislações podem ser
visualizadas livremente na internet na Home Page da prefeitura. Nas instituições
de ensino, a sociedade pode solicitar para leitura e conhecimento as Diretrizes
e Orientações curriculares, pois o município o fornece às instituições como
auxilio para as práticas pedagógicas.
Fica, pois, claro que o município de
Florianópolis tem uma base estruturada com relação ao funcionamento da educação
básica. Pode-se observar a consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais
de Educação Básica, Parâmetros Curriculares, Conselho Nacional de Educação, Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Segundo, Edla de Araújo Lira Soares:
(…) a base nacional comum interage com a parte diversificada, no âmago do
processo de constituição de conhecimentos e valores das crianças, jovens e adultos,
evidenciando a importância da participação de todos os segmentos da escola no
processo de elaboração da proposta da instituição que deve nos termos da lei,
utilizar a parte diversificada para enriquecer e complementar a base nacional
comum.
(…) tanto a base nacional comum quanto a parte diversificada são
fundamentais para que o currículo faça sentido como um todo.
Tais observações nos levam a ver a evolução
da Educação básica no âmbito nacional e as atribuições do município de
Florianópolis com sua comunidade escolar de maneira progressiva na sua
construção.
Referências
PEREIRA, Angelita. Caderno Pedagógico - Estrutura e Funcionamento das
Instituições de Educação Básica - 1ª Ed.- Florianópolis: DIOESC:
UDESC / CEAD, 2013.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da
Educação-Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Básica - Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
Conselho Municipal
de Educação-Resolução n°01/2010. Disponível em: < http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/22_05_2012_9.08.50.019c95ff9d1068a4104bfd5a5dce780a.pdf>
Acesso em: 02 out. 2014.
Apresentação do
Conselho Municipal de Educação. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=apresentacao+do+cme>
Acesso em: 02 out. 2014.
REGIMENTO INTERNO
DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_01_2010_17.59.20.ad74ee08d3cd5a23e5b9b699915106ef.pdf> Acesso em: 02 out. 2014.
Conselho Municipal
de Educação. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=conselho+municipal+de+educacao&menu=12>
Acesso em: 02 out. 2014.
Lei Nº 7508/2007,
de 31 de dezembro de 2007. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/03_02_2010_11.56.16.1757292a5fdd10dc86ecd6fb861a84d4.pdf>
Acesso em: 02 out. 2014.
Leis Federais e Municipais.
Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/index.php?cms=leis+federais+e+municipais>
Acesso em 02 out. 2014.
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