segunda-feira, outubro 13, 2014

Aula de Artes: Inclusão de criança com deficiência auditiva - Boi de Mamão

Leave a Comment

Plano de Aula

DISCIPLINA: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte II

SEMESTRE: Segundo semestre

ALUNO(S): Carla Cristina, Carla Patrícia, Dayana e Diékson


Contexto educacional: Educação Infantil
Faixa etária dos estudantes: 5 a 6 anos
Disciplina: Linguagens visuais e corporais / Relações culturais e sociais
Professor: Carla Cristina, Carla Patricia, Dayana e Diekson
Carga horária: Uma semana


Ementa: A arte da brincadeira do Boi de Mamão


Objetivo geral:

 As atividades propostas nesse plano de aula têm como objetivo oportunizar momentos significativos que contribuam no processo ensino aprendizagem dentro da linguagem artística, levando em consideração a arte da cidade de Florianópolis e a riqueza de possibilidades e brincadeiras culturais a serem trabalhadas no contexto da educação infantil.
Dentro dessa proposta utilizaremos a linguagem corporal e visual possibilitando o desenvolvimento da coordenação motora, explorando as texturas e materiais que podem enriquecer o aprendizado e a socialização do grupo. Através da contação da história “A festa do Boi de Mamão”, buscaremos favorecer as capacidades criadoras e a livre expressão através da brincadeira do Boi de Mamão, que envolve a dança, música e dramatização. Na brincadeira com massinha de modelar permitiremos momentos alegres de criatividade, imaginação e interação social. Nessa gostosa brincadeira a criança aguça os sentidos como o tato e olfato, além de perceberem formas e volumes. Desenvolvendo a criação, observação, sensibilidade e sentimentos.


Objetivos específicos:

  • Possibilitar momentos de interação social para enriquecer o aprendizado e a brincadeira;
  • Oportunizar situações que incentive a autonomia e a criatividade das crianças;
  • Desenvolvimento da linguagem artística, através da musicalização, dança, pintura e interpretação teatral;
  • Perceber e expressar sensações;
  • Desenvolvimento e estímulo tátil;
  • Explorar possibilidades dos gestos e expressões corporais
  • Desenvolver e experimentar a imaginação criadora através interpretação teatral e da modelagem;
  • Permitir a livre expressão;
  • Conhecer a arte da cultura e da brincadeira do Boi de Mamão;
  • Valorizar a cultura local;
  • Proporcionar ao longo das atividades situações de integração e novas sensações com a criança surda e as ouvintes;

Metodologia/desenvolvimento da aula:

Os métodos utilizados nesta aula serão os mais variados. Realizaremos a interpretação e a contação da história: “A festa do Boi de Mamão”, explorando a linguagem corporal e visual, a musicalização, a imaginação e a interação social. Abordaremos ao longo da semana, a artes plásticas e manuais através da confecção de fantoches, maquete e massinha de modelar.
Desse modo, a arte será trabalhada através de estratégias pedagógicas e linguagens claras de maneira ampla e contextualizada, possibilitando para o grupo de crianças ouvintes e a criança surda, momentos de integração, socialização e a amplitude de suas competências e habilidades.
Buscaremos em nossas aulas trazer recursos visuais como livros e personagens do Boi de Mamão para que a criança surda se envolva efetivamente nas propostas pedagógicas, pois para a criança surda é essencial a expressão visual e a leitura de imagens. Nesse sentido, faremos uma atividade de interpretação da história do Boi de Mamão contada pelos professores, utilizando da linguagem visual, onde as crianças poderão interpretar a história da sua maneira.
Nas atividades com a massinha permitiremos as crianças, a experimentação da imaginação criadora através da modelagem, além do desenvolvimento tátil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DATA
CONTEÚDOS
AÇÕES PEDAGÓGICAS
TEMPO ESTIMADO
06/10/2014
Contação da história: “A festa do Boi de Mamão”, utilizando recursos como fantasias dos personagens da história para enriquecer esse momento.
Iniciaremos a aula com uma roda de conversas explicando a cultura do boi de mamão e apresentar o livro de história infantil “A festa do Boi de Mamão” posteriormente faremos a cotação e proporcionar as crianças o manuseio e recontação da história.
Para enriquecer a contação traremos os personagens da história do Boi de Mamão, para a interpretação. Posteriormente, todos poderão brincar e cantar com os personagens.

Uma aula / 4 h
07/10/2014
Construção de fantoches de palitos dos personagens do Boi de Mamão.
Dando continuidade ao tema do Boi de Mamão será oferecido às crianças imagens dos personagens da história no qual irão pintar e confeccionar os fantoches para proporcionar a interpretação.
Uma aula / 4h






08/10/2014

Interpretação teatral
Finalizar os fantoches e dar início a interpretação da história, onde, cada criança ira dar nomes a seus personagens e fazer a contação e a interpretação de sua história, ou seja, sua versão do Boi de Mamão.
Uma aula / 4h
09/10/2014
Receita da massinha de modelar
Explicaremos para as crianças sobre a receita de uma massinha de modelar comestível, que faremos juntos nesse dia. Mostraremos os recipientes com os ingredientes que serão utilizados na receita. Em seguida organizaremos as crianças de maneira que todos possam manusear, assim, sentir e experimentar a textura dos ingredientes.
Uma aula / 4h
10/10/2014

Construção de uma maquete com massinha de modelar do Boi de Mamão.
Com a manipulação da massinha de modelar será proposto às crianças a elaboração dos personagens da história infantil, sendo assim, cada criança irá confeccionar uma maquete da respectiva história.
Uma aula / 4 h

Materiais necessários para as ações planejadas:

Os materiais utilizados para o desenvolvimento das nossas atividades serão: Livro “A festa do Boi de Mamão”, figuras com os personagens do Boi de Mamão, palito, bacia, colher, trigo, água, sal, vinagre, anilina comestível, cartaz contendo a receita da massinha, palitos, loucinhas, tesouras sem ponta, folha de árvores, forminhas, giz de cera, lápis de cor.

Sistema de Avaliação:

A avaliação acontecerá em todos os momentos, seja na interação com os colegas, nas brincadeiras ou na interpretação teatral. Também através de registros diários e do interesse e envolvimento das crianças, como também as propostas levadas a elas.

Reavaliação:

Sendo a avaliação um processo contínuo, onde buscamos em nossas práticas pedagógicas observar o envolvimento efetivo do grupo envolvido, avaliando e reavaliando. Buscaremos refletir sobre as nossas propostas como um todo, ou seja, refletir sobre nossas ações e a maneira como estamos trabalhando a culturas as diferenças, as vivências e realidade dos alunos. Procurando sempre valorizar a identidade de cada um.

Novas sugestões:

Apresentação do vídeo “O mistério do Boi de Mamão” filme brasileiro em libras, Manuseios de outros exemplares do Boi de Mamão como: Boi de Mamão (Grupo cultural do Porto da Lagoa), apresentação de outras figuras da cultura local, como as bruxas e as rendeiras e artesanato local.

Questionamentos que surgiram com a aplicação da aula:

escreva possíveis perguntas que os alunos realizaram em classe

BIBLIOGRAFIA:

ROMANELLI, Berenice Marie Ballande. ROMANELLI, Guilherme Gabriel Ballande.  Conteúdo, Metodologia e Avaliação do Ensino das Artes. Curitiba. UFPR. 2010.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

INÁCIO, Cristiani e MARTINS, Maria D. A Festa do Boi de Mamão. Il. Marcella Faria de Andrade. Florianópolis: Cuca Fresca, 2013.

O Mistério do Boi de Mamão. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yjwQDEjYweM >Acesso em 10 out. 2014.


0 comentários:

Postar um comentário